terça-feira, 12 de julho de 2011

Paralisia do Sono

  
 Você está dormindo e de repente acorda, ou está acordado, fecha os lhos pegando no sono aos poucos, até que sua mente começa a querer sonhar e seu corpo começa a ficar estranho, vem aquele arrepio e tempo depois você não consegue mais se mexer, tenta gritar por "socorro", mas nem seus lábios se movem. Há um pequeno controle dos olhos e da respiração, porém, parece que você vai morrer. O mais assustador são aquelas vozes que te deixam com medo, quando abre os olhos, pior ainda, você vê o que não queria. Segundos depois, ou minutos em alguns casos, seu corpo começa a retornar ao seu estado normal, e ainda com arrepio, sente um alívio enorme.
 Esse fenômeno é chamado de paralisia do sono. O corpo se prepara para dormir e a mente para sonhar.  A paralisia ocorre quando o cérebro acorda no estado REM, mas a paralisia corporal insiste.
 Os sintomas são:  ela ocorre pouco antes da pessoa adormecer ou imediatamente após despertar. A pessoa não consegue mover nenhuma parte do corpo, nem falar, e tem apenas um controle mínimo sobre os olhos e a respiração. Esta paralisia é a mesma que acontece quando uma pessoa sonha. O cérebro paralisa os músculos para prevenir possíveis lesões, já que algumas partes do corpo podem se mover durante o sonho. Se uma pessoa acorda repentinamente, o cérebro pode pensar que ela ainda está dormindo, e manter a paralisia.
Percepções: Imagens e sons que aparecem durante a paralisia. A pessoa pode sentir presenças atrás dela ou pode ouvir sons estranhos. As percepções parecem-se muito com sonhos, possivelmente fazendo a pessoa pensar que ainda está sonhando. Algumas pessoas relatam sentirem um peso no peito, como se alguém ou algum objeto pesado estivesse pressionando-o. Há também pessoas que relatam terem saido do corpo, ou até "flutuar". Em projeciologia, este fenômeno natural é chamado de catalepsia projetiva, que são os momentos que precedem ou sucedem a projeção da consciência. Normalmente estamos inconsciêntes durante a projeção da consciência que ocorre durante o sono do corpo físico, mas alterações no padrão de sono, ou exercícios metódicos podem despertar a lucidez e trazer domínio da projeção da consciência.
Estes sintomas podem durar de alguns poucos segundos até vários minutos e podem ser considerados assustadores para algumas pessoas. 
 A primeira publicação dobre a paralisia do sono, foi do Dr. Silas Weir Mitchell em 1876.

Um comentário: